Voltar a listagem

8 curiosidades sobre gatos

Com características variadas e hábitos exclusivos, os gatos possuem singularidades que carecem de entendimento para que as relações entre eles e seus tutores sejam mais compreendidas. Com isso, precisamos levar em conta os mitos que muitas vezes acreditamos sobre a criação de nossos amados felinos.

Por exemplo, você sabe por que gatos ronronam ou qual é a estimativa de vida deles? Se não souber, não tem problema. Para te ajudar a compreender melhor o universo felino, separamos 8 curiosidades sobre gatos, que vão desde a saúde até a comunicação. Confira!

 

1. Gatos podem viver por mais de 20 anos

A expectativa de vida dos felinos é de 14 a 20 anos. Entretanto, esse período pode ser ultrapassado. Até o momento, o gato mais velho do mundo foi Crème Puff, que entrou para o Guinness World Records por ter alcançado a idade de 38 anos e 3 dias.

Quando falamos sobre a estimativa de tempo que os animais podem viver, é preciso levar em consideração alguns fatores importantes, como a alimentação, cuidados e hábitos dos gatos.

Felinos que vivem apenas dentro de casa tendem a viver por mais tempo do que os que possuem o costume de passear pelas ruas. Isso acontece porque os gatos caseiros não ficam expostos aos perigos do ambiente externo, como atropelamentos, brigas e contato com animais doentes.

Além disso, como mencionamos, a alimentação e os cuidados com o gato são fundamentais para garantir uma vida mais agradável e longa para seu amigo. Com uma ração completa e balanceada, como as desenvolvidas por OPTIMUM™, você assegura o consumo ideal de vitaminas e nutrientes que seu gato precisa para se manter forte e saudável. Vacinas e idas ao veterinário também contribuem para uma maior expectativa de vida.

 

2. Gatos brancos e com olhos azuis são mais propensos à surdez

Uma gato branco de olhos azuis encara a câmera, há uma planta verde na frente dele e fundo está desfocado.

Quem não conhece o assunto, pode até achar que se trata de um mito, mas há diversos estudos que mostram que gatos brancos e com olhos azuis possuem mais chances de nascerem surdos, seja de um ou dos dois ouvidos.

Essa condição genética afeta o desenvolvimento das células e também provoca a falta de pigmentação dos olhos e dos pelos. Por isso, podemos relacionar tais características físicas com a deficiência.

 

3. Gatos podem ser adestrados

Muitas pessoas acham que gatos não podem ser adestrados, mas isso não passa de um mito.

O aprendizado pode demorar, mas, na verdade, é possível treinar qualquer animal: basta dedicar tempo, ter paciência e aplicar as técnicas adequadas para cada comando.

 

4. A castração deixa os gatos mais calmos

A castração oferece diversos benefícios para o felino. Além de evitar a reprodução indesejada e diminuir o abandono de animais, a cirurgia também previne doenças graves e reduz ou cessa comportamentos inconvenientes.

Após a operação, os felinos ficam mais calmos e perdem o interesse em fugir de casa e ir para as ruas. Os comportamentos agressivos também diminuem, deixando os gatos mais amigáveis e tranquilos.

Para saber o melhor período para marcar a castração do gato, converse com um veterinário de confiança e realize os exames necessários para garantir que o animal está em boas condições de saúde antes de realizar a cirurgia.

 

5. Gatos castrados precisam de uma alimentação diferenciada

Um gato marrom come em uma tigela, dentro de uma cozinha.

Após a castração do gato, é comum que ele ganhe peso, uma vez que a operação altera seu metabolismo. Para evitar a obesidade e todos os riscos à saúde que ela ocasiona, é necessário garantir uma ração própria para gatos castrados.

Para isso, conte com a alimentação balanceada e adaptada às necessidades dos gatos castrados que nossa linha OPTIMUM™ oferece. Contamos com o respaldo do Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM, com excelente reputação, para oferecer refeições completas e que favorecem seu amigo, tanto na modalidade seca quanto úmida.

 

6. Miar e ronronar são as formas de comunicação

Você sabe por que gatos ronronam ou miam? Essa dúvida ronda muitas pessoas, mas a explicação é simples: para se comunicar com tutores ou outros animais.

Esse hábito dos gatos funciona de um modo parecido com o choro do bebê. O felino pode tentar se comunicar por diversos motivos, os mais comuns são:

– Pedir carinho;

– Avisar que está com fome;

– Deixar a mãe ciente de sua localização;

– Expressar que está contente;

– Mostrar que tem algo de errado com ele.

 

7. Gatos não odeiam água

Um gato cinzento bebe um filete de agua caindo de uma torneira.

Esse é um dos maiores mitos criados a respeito do mundo felino e que é disseminado em diversas animações, filmes e tirinhas, principalmente na hora de dar banho em gato. Apesar disso, é incorreto dizer que os felinos odeiam água. Tudo depende do seu estilo de vida e experiências anteriores.

Acredita-se que os gatos surgiram no Oriente Médio, há mais de nove mil anos. Por conta do clima árido de deserto, os animais da região não possuíam contato com chuva

ou rios e, por isso, não são acostumados com a água. Além disso, há muitos gatinhos abandonados que enfrentam experiências negativas com o elemento e acabam desenvolvendo certa aversão a ele.

Por outro lado, há espécies de gatos que estão super familiarizadas com a água e, inclusive, adoram nadar, como é o caso do Angorá Turco e do Maine Coon.

 

8. O cérebro do gato é parecido com o humano

Apesar de ser mais parecido fisicamente com um cão do que com uma pessoa, o cérebro dos felinos, biologicamente, se assemelha muito mais ao humano do que ao canino. Isso porque os gatos, assim como nós, possuem a mesma área do encéfalo responsável pelas emoções.

______________

Aqui no blog OPTIMUM™, você descobre diversas postagens sobre alimentação, saúde e hábitos dos gatos e muito mais. Acesse e confira!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.