Voltar a listagem

Por que os gatos arranham?

Quem tem um felino sabe que eles vivem arranhando superfícies e, inclusive, podem dar uma leve dor de cabeça aos tutores e tutoras quando decidem afiar as unhas nos móveis da casa. Mas, afinal, você sabe por que os gatos arranham?

Isso pode acontecer por várias razões, desde o instinto natural de manter o corte das unhas até um aviso de que algo de errado está acontecendo com a saúde do pet. Por isso, é importante se atentar aos sinais e entender quando o hábito é normal ou não.

A seguir, você confere os principais motivos que levam a esse comportamento do gato e dicas para evitar que ele arranhe os móveis. Venha com a gente!

 

Entenda por que os gatos arranham

Um gato de pelo preto e manchas brancas, em cima de um arranhador de chão, olhando fixamente para a câmera.

Como mencionamos, os gatos arranham por diversos motivos. Confira os principais:

  1. Manutenção das unhas

Como mencionamos, muitos gatos arranham superfícies para remover a camada exterior das unhas e mantê-las afiadas. Assim, as garras estão sempre prontas para o uso.

  1. Marcação de território

Arranhar é uma forma natural de marcar território e se comunicar com outros gatos. Isso porque os arranhões deixam marcas visuais, mostrando que eles passaram pelo local. Além disso, as patas do felino possuem glândulas secretoras de feromônios, que liberam o odor do animal ao arranhar os objetos.

Apesar do cheiro não ser muito perceptível pelos humanos, ele é facilmente detectado por outros felinos, ajudando a estabelecer a presença do animal nos lugares arranhados.

  1. Alívio do estresse

Esse comportamento também pode ser entendido como uma atividade divertida e estimulante para os gatos, mantendo-os saudáveis mentalmente e fisicamente. Isso porque, ao arranhar superfícies, os felinos alongam os músculos e liberam a tensão acumulada, aliviando o estresse  e a ansiedade.

  1. Problemas de saúde

Apesar desse hábito ser um instinto natural, ele também pode ser um sinal de alerta quando o pet passa a arranhar de forma exagerada. Afinal, os pets não conseguem falar, mas tentam se comunicar com os humanos através de atitudes.

Como vimos acima, os gatos podem arranhar superfícies para aliviar o estresse e a ansiedade acumuladas. Por isso, ao notar que as unhas do felino estão muito gastas e rachadas ou que ele não possui interesse em nenhuma atividade além dessa, procure um veterinário o quanto antes. Pode ser que ele esteja passando por grandes níveis de estresse ou tentando te avisar que algo de errado está acontecendo.

 

Dicas para evitar que o gato arranhe os móveis

Um gato de pelo tigrado caramelo e branco, com as patas em um arranhador de poste vertical.

É importante fornecer superfícies adequadas para os felinos arranharem. Além de promover o enriquecimento ambiental e estimular a prática de exercícios, você evita que eles danifiquem móveis e outras superfícies indesejadas em casa. Para isso, você pode contar com diversos tipos de arranhadores para gatos, como:

–       Arranhadores de poste vertical: são os mais comuns e consistem em um poste vertical coberto de sisal, corda ou carpete para o felino afiar as unhas. Alguns modelos ainda incluem brinquedos para gatos que estimulas a atividade física, como bolinhas e ratinhos pendurados;

–       Arranhadores de canto: são semelhantes aos de poste vertical, mas são desenvolvidos especialmente para cantos de parede. É uma ótima opção para quem vive em apartamento e precisa otimizar os espaços da casa;

–       Arranhadores horizontais: geralmente estão cobertos com carpete ou sisal. Uma ótima opção para gatos que preferem arranhar superfícies horizontais;

–       Arranhadores em forma de rampa: projetados para gatos idosos  ou com problemas de mobilidade, oferecendo uma superfície inclinada para arranhar e escalar sem causar desconfortos;

–       Arranhadores de móveis: desenhados para serem colocados sobre os móveis da casa, como sofás e poltronas, permitindo que os gatos arranhem sem danificar nada;

–       Arranhadores de parede: ficam fixados na parede e podem ser feitos de sisal, corda ou madeira. Ótimos para felinos que gostam de escalar e se esticar;

–       Arranhadores de cartão: são feitos de papelão ondulado e podem ser dobrados em diferentes formas e tamanhos. Apesar de terem uma vida útil menor do que os outros modelos, são econômicos e ecológicos.

Para encontrar o melhor arranhador para seu gato, procure por um que seja compatível com o tamanho dele: caso seja menor, o felino pode derrubá-lo e perder o interesse. Além disso, preste atenção no tipo de superfície que seu pet costuma arranhar para decidir entre um arranhador vertical ou horizontal. Por fim, mantenha o objeto em um local de fácil acesso, onde ele costuma ficar durante o dia.

 

______________

Gostou do conteúdo? Então acesse nossos artigos  para conferir mais dicas de gatificação da casa e garantir um ambiente confortável e divertido para seu felino!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.