Voltar a listagem

Gata no cio: aprenda tudo sobre a fase mais animada do seu pet.

Quem tem uma gata em casa provavelmente já passou por um ciclo de cio. Nesse período, as felinas mudam seus comportamentos para a atrair a atenção dos machos, podendo provocar alguns inconvenientes para seus tutores e tutoras.

Para passar por essa fase com seu pet da melhor forma possível, é necessário estar ciente dos principais cuidados com a gata que se deve ter durante o ciclo. Pensando nisso, preparamos um artigo esclarecendo as principais dúvidas a respeito do tema. Confira!

 

O que é o cio da gata?

“Cio” é um termo popular utilizado para se referir ao estro: fase do ciclo de reprodução dos animais em que os níveis de hormônios reprodutivos aumentam. É nesse período que aparece o famoso miado da gata no cio e outros hábitos utilizados para chamar a atenção dos machos e copular.

Se você está pensando em criar uma ninhada de filhotes, saiba que esse é o momento ideal para o cruzamento. Entretanto, se você deseja evitar a gravidez, é necessário tomar diversos cuidados enquanto a gata estiver no cio. Mas não seu preocupe, falaremos disso ao longo do texto.

Como saber se a gata está no cio?

Para descobrir o período do estro, você precisa se atentar às mudanças de comportamento da felina. O miado da gata no cio é o sintoma mais conhecido entre os tutores e tutoras, mas existem diversos outros que também são comuns, como:

– Comportamento insinuante;

– Tentativas de fuga;

– Sangramentos;

– Necessidade de atenção;

– Excreção de urina frequente;

– Marcação de território;

– Forte odor na urina;

– Miados intensos, principalmente à noite.

um gato preto e branco olha para o lado, deitado sobre um aparador.

Com quantos meses a gata entra no cio?

O primeiro cio da gata ocorre quando ela atinge a puberdade e se encontra sexualmente madura. Na maioria das vezes, essa fase chega aos 7 meses de vida, mas há diversos fatores que influenciam nessa data, como:

– Crescimento: a gata só entra no cio ao atingir aproximadamente 70% de seu peso adulto, que costuma ser, em média, de 2,5 kg;

– Exposição diária ao sol: o cio é poliestrico sazonal e está ligado aos períodos de exposição ao sol. Por isso, nos meses próximos ao verão, é comum que a gata entre no cio com mais frequência. Já perto do inverno, quando o sol está mais longe da Terra, o cio pode ficar inativo;

– Espécie: o primeiro cio das gatas siamesas, birmanesas e orientais costuma acontecer mais rápido do que o de outras espécies felinas.

Quanto tempo dura o cio da gata?

Muitos tutores e tutoras têm dúvidas sobre quanto tempo dura o cio da gata. Na maioria das vezes, ele dura entre 5 e 20 dias. No entanto, assim como no caso anterior, há alguns aspectos que podem influenciar no ciclo. O principal deles é a presença de gatos machos nos arredores.

Os gatos machos e não castrados exalam um cheiro que estimula o organismo da fêmea para se preparar para a reprodução. Dessa forma, se a gata estiver próxima a eles, o ciclo do cio pode começar de novo e continuar por mais tempo.

um gato com pelo felpudo olha para a câmera, deitado sobre um estofado. Seus olhos são verdes.

Quais cuidados preciso ter com a gata no cio?

Durante o ciclo, é comum que as gatas tentem escapar para ir de encontro aos gatos machos. Por esse motivo, é muito importante que você invista em redes e telas de segurança. Aliás, essa proteção é fundamental não só para quando a gata está no cio, mas também para evitar fugas, desaparecimentos e acidentes em todas as épocas do ano.

Além disso, é normal que as gatas apresentem outros comportamentos um pouco inconvenientes, como miados em excesso e marcação de território pela casa. A melhor forma de evitar os sintomas é optar pela castração: a cirurgia é frequentemente recomendada por veterinários, não só para cessar o cio e evitar a reprodução indesejada, mas também para proteger a felina de diversas doenças, como o câncer de mama.

______________

Gostou do conteúdo? Aqui no blog OPTIMUM™ você encontra diversas dicas de saúde, alimentação e comportamento dos felinos. Acesse e não perca nenhuma atualização!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.