Voltar a listagem

Cuidados com gatos idosos: como garantir o bem-estar na fase sênior

A partir dos sete anos, os felinos são considerados idosos e passam por diversas mudanças, como perda de disposição, audição e visão, ficando também mais suscetíveis a doenças e problemas dentários.

Para garantir o bem-estar e saúde animal em todas as fases da vida, é preciso entender as transformações pelas quais o gato passa ao longo dos anos e os cuidados necessários para se adaptar a elas. Confia, a seguir, seis cuidados com gatos idosos que são essenciais durante a velhice!

Crie um ambiente confortável para descansar

Com o avanço da idade, os felinos perdem bastante energia e passam mais tempo do dia dormindo. Além disso, os gatos idosos costumam sentir mais frio e dores nas articulações, ficando suscetíveis a problemas nos ossos.

Por isso, é importante que eles possuam um lugar calmo e tranquilo para descansar sem serem incomodados, de preferência onde não haja muita luz. Garanta que seu pet tenha sempre acesso a uma cama macia, cobertores e travesseiros limpos. Assim, ele pode relaxar da maneira mais confortável possível.

 

Mantenha uma rotina de atividades

Um gatinho deitado no chão brinca com um cordão colorido.

Apesar dos animais idosos terem menos energia, é fundamental organizar a rotina do gato com exercícios e brincadeiras, para prevenir o sedentarismo e o sobrepeso, além de diminuir o estresse, o tédio e a ansiedade.

Os brinquedos para gatos são ótimos aliados na hora de se exercitar. Seja em lojas físicas ou online, procure por bolas, varinhas e brinquedos interativos que estimulem o felino a se locomover e manter o corpo saudável.

 

Escove o gato diariamente

Na fase avançada, as lambidas se tornam uma tarefa mais complicada para os felinos, fazendo com que o excesso de pelos aumente. Além disso, os gatos idosos possuem uma digestão mais frágil, podendo sofrer com a ingestão de bolas de pelo.

Para evitar os riscos com a pelagem e facilitar a autolimpeza dos felinos, você pode ajudá-lo escovando seus pelos todos os dias. Além de manter a higiene, a escovação costuma deixar os pets mais calmos, funcionando como uma massagem no corpo. Não deixe essa dica de saúde de lado!

 

Ofereça uma alimentação balanceada e completa

um gato cinzento e de olhos esverdeados se alimenta em uma tigela prateada.

A alimentação para gatos idosos é um dos principais cuidados para se atentar. Conforme os anos passam, as necessidades dos animais vão mudando para fortalecer o organismo. Enquanto filhotes precisam de alimentos mais calóricos e mais vezes ao dia, por gastarem mais energia, os adultos necessitam de uma refeição menos calórica e mais espaçada ao longo do dia.

Além disso, é normal se deparar com gatos idosos emagrecendo, já que eles costumam perder os nutrientes com mais facilidade e podem apresentar problemas dentários, que dificultam a ingestão de ração seca. Assim, os sachês são uma ótima opção de ração para gatos idosos, mantendo a saúde animal e facilitando o consumo de alimentos com uma ração úmida e macia.

Para oferecer a alimentação balanceada e completa que seu amigo merece, conte as rações úmidas OPTIMUM™: nossa linha de sachês é desenvolvida de acordo com as recomendações do Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM e possui todos os nutrientes e vitaminas que seu pet precisa para viver com saúde e disposição.

Nossas receitas também contam com balanço ideal de minerais, para manutenção do trato urinário; Zinco e ÔMEGA 6, para pele e pelos sadios; Taurina, que contribui para a circulação do sangue do coração; e excelente absorção de nutrientes. Experimente a linha de ração para gatos OPTIMUM™ e garanta o máximo do alimento para seu pet aproveitar o máximo da vida!

 

Atente-se aos principais problemas de saúde da fase idosa

Como mencionamos, após os sete anos, os gatos se tornam mais suscetíveis a complicações de saúde. Para identificá-las precocemente e realizar o tratamento o mais rápido possível, é preciso entender quais problemas são mais comuns durante essa fase. Confira abaixo as principais mudanças observadas na velhice:

Perda de audição: em alguns casos, a redução da audição pode ser imperceptível. Enquanto em outros pode haver a perda total do sentido. Além da idade, o problema também pode ser causado por infecções, parasitas e obstrução no canal do ouvido;

Olhos nublados: os gatos idosos costumam adquirir uma espécie de névoa azulada na pupila, chamada de esclerose lenticular. Isso não necessariamente afeta a visão, ao contrário das cataratas, que são brancas e opacas;

Atrofia da íris: apesar de ser mais comum em gatos com olhos claros, a atrofia da íris pode afetar qualquer felino, fazendo com que fiquem mais sensíveis à claridade;

Problemas dentários: gengivite e perda de dentes são comuns durante a velhice;

Osteoartrite: desgaste muscular degenerativo e alteração óssea, que causa dor e dificuldade para se locomover;

Aumento de micção e consumo de água: o consumo excessivo de líquidos, também chamado de polidipsia, pode ser um sinal de problemas sérios de saúde, como diabetes, insuficiência renal, doença de Cushing e hipertireoidismo.

 

Visite o hospital veterinário com frequência

Um veterinário de veste azul segura um gato de pelo laranja no colo.

Como você pode ver, os gatos idosos precisam ser observados com atenção, para que as doenças sejam detectadas e tratadas no estágio inicial. Para assegurar o bem-estar do felino, visite o hospital veterinário regularmente e faça check-ups anuais.

Além disso, é importante manter os vermífugos e a vacinação do gato em dia. Assim, você evita doenças causadas por vermes, FELV, raiva e outras complicações graves. Confira aqui as principais vacinas que seu pet precisa tomar ao longo da vida e garanta a aplicação de todas na data certa.
___________
Gostou do conteúdo? No Blog OPTIMUM™, você encontra diversas dicas de saúde e alimentação para garantir o bem-estar do seu gato em todas as fases da vida. Acesse e confira nossas atualizações!

 

Dra. Fernanda Serafim

CRMV- SP: 23.902

Veterinária

Credibility Analyst na empresa Mars Pet Nutrition
Graduada pela Universidade Paulista de Campinas / 2008

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.