Voltar a listagem

Como identificar sinais de febre em gatos

Assim como nós, os felinos estão suscetíveis a problemas de saúde. E a febre costuma ser um dos principais sintomas de diversas doenças comuns em gatos, como gripe, viroses e infecções. Por isso, é importante notar rapidamente quando a temperatura do animal está mais alta do que o esperado.

Mas, afinal, como saber se o gato está com febre? Para te ajudar a identificar o problema, respondemos as principais dúvidas sobre o tema, a seguir. Confira:

O que causa febre em gatos?

Um gato de pelo cinza e olhos caramelo olhando fixamente para a câmera sendo carregado por uma pessoa e fundo desfocado.

O aumento da temperatura corporal é uma resposta dada pelo organismo para combater problemas de saúde, como infecções, desidratação e inflamações. As causas mais comuns em gatos são:

  1. Vírus da Imunodeficiência (FIV): conhecida como Aids felina, a doença é causada por um vírus da mesma família do HIV e pode causar anorexia, febre e linfadenopatia;
  2. Calicivírus: inflamação contagiosa que afeta o sistema respiratório;
  3. Inflamação nos órgãos: os mais afetados são os rins, coração e fígado;
  4. Doenças causadas por protozoários: as mais comuns são a leishmaniose (também conhecida como calazar) e toxoplasmose;
  5. Pancreatite: inflamação no pâncreas exócrino;
  6. Doenças autoimunes: são causadas por uma falha no sistema imunológico, que envia respostas imunes para combater células do próprio organismo;
  7. Traumatismos: lesões provocadas pela aplicação de força, como atropelamentos, quedas e maus tratos.

Quais são os principais sintomas de um gato com febre?

Infelizmente, os animais não possuem muitas maneiras de avisar que há algo de errado com sua saúde. Por isso, perceber que o gato está doente pode levar mais tempo do que gostaríamos. Para identificar o problema o quanto antes, é importante prestar atenção nos seguintes sintomas de febre em gatos:

  • Perda de apetite;
  • Falta de interesse no mundo;
  • Fraqueza;
  • Alteração da respiração;
  • Pelos sujos;
  • Introspecção atípica;
  • Vômito e diarreia;
  • Tosse e espirros;
  • Inchaço;
  • Secreção excessiva no nariz e nos olhos.

Como medir a temperatura de um gato?

Um gato de pelo branco e manchas cinzas e olhos castanho-claro deitado em uma manta marrom olhando fixamente para a câmera.

Após identificar os sintomas e suspeitar de febre, é importante checar a temperatura corporal do felino para conseguir a confirmação. O termômetro digital auricular é o mais recomendado para uso doméstico: basta encaixar a ponta do objeto na parte interna das orelhas do gato para medir a temperatura.

Nas clínicas veterinárias a medição costuma ser feita através do reto, pois dessa maneira é possível chegar a uma temperatura ainda mais precisa. Entretanto, esse processo é muito mais delicado do que o auricular e, por isso, deve ser realizado apenas por médicos especialistas.

Vale destacar que a temperatura normal de um gato saudável deve variar entre 38ºC e 39,2ºC. Ao se deparar com graus mais elevados, procure por um veterinário o mais rápido possível.

Como é o tratamento da febre em gatos?

Após a febre ser constatada, o veterinário deverá solicitar alguns exames para encontrar a causa do aumento de temperatura. Os exames mais requisitados são:

  • Hemograma;
  • Exame de urina;
  • Bioquímicos;
  • Raio-X;
  • Ultrassom dos órgãos.

Durante a espera do diagnóstico, o médico poderá prescrever antitérmicos para estabilizar a temperatura do corpo. Se o felino estiver desidratado, ele também poderá receber soro na veia. Nesses casos, é comum que o animal fique internado por algumas horas, até que os níveis de hidratação sejam restabelecidos.

Com o diagnóstico certo em mãos, o veterinário irá começar o tratamento específico para a doença responsável pelo estado febril.

Posso medicar um gato com febre por conta própria?

Um gato de pelo branco e cinza com olhos verdes olhando fixamente para algo está no colo do veterinário que usa uniforme azul e estetoscópio preto em volta do pescoço e fundo desfocado.

Não. Em hipótese alguma você deve medicar o felino sem orientação médica. O uso de remédios para humanos, como dipirona e paracetamol, pode mascarar uma doença mais grave por trás da febre, agravando o quadro de saúde do gato.

Ao notar qualquer comportamento atípico ou sintoma de febre, procure por um veterinário de confiança. Não espere por sinais mais sérios para buscar ajuda. Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais fácil e rápido será o tratamento.

________________

Quer conferir mais dicas de cuidados com os gatos? No site OPTIMUM™ você confere artigos sobre alimentação, saúde, comportamento e muito mais. Acesse!

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.