Voltar a listagem

Cachorro Sonha?

Seu cão está dormindo profundamente, quando, de repente, apresenta algum comportamento estranho durante o sono. Será que seu cachorro está sonhando? Caso queira saber se cachorro sonha, este artigo é para você.

Em 2001, Matthew A. Wilson, docente e pesquisador do MIT (Massachusetts Institute of Technology), publicou na revista científica Neuron sobre a atividade cerebral dos animais durante o sono e a possibilidade de outras espécies — além da humana — serem capazes de sonhar.

No estudo, Wilson mostrou que animais têm sonhos complexos e são capazes de reter e relembrar longas sequências de fatos enquanto dormem. Por isso, é possível que o cachorro recorde durante o sono memórias de eventos recentes e manifeste comportamentos como balançar o rabo, mexer as patas ou fazer ruídos como latir e gemer. Quer entender mais sobre como funciona este processo nos cães? Então confira este artigo!

Um cachorro marrom se espreguiça preguiçosamente no sofá bege.

Veja o que acontece quando o cachorro sonha

Em 2012, Stanley Coren, docente do Departamento de Psicologia da Universidade British Columbia, publicou o livro “Do Dogs Dream? Nearly Everything Your Dog Wants You to Know“.

Na publicação, Coren afirma que o sistema nervoso central dos cães permite a eles experienciar estágios diferentes de sono enquanto dormem. Desta maneira, assim como os humanos, os cachorros apresentam o ciclo do sono, que é composto pelas seguintes fases:

  • Fase NREM (Non Rapid Eyes Moviment) 1, 2, 3 e 4:

Estágio 1 — período de transição entre vigília e sonolência;

Estágio 2 — ciclos de sonolência mais extensos;

  • Estágio 3 e 4 ou SWS (Slow Wave Sleep) — sono profundo;
  • REM (Rapid Eyes Moviment) — o cérebro se torna mais ativo.

Um cão boxer dorme deitado no braço de sofá

Em outro estudo, pesquisadores do Departamento de Anatomia e Psicologia da Universidade de Arkansas, por meio do monitoramento por eletrocardiograma, conseguiram mensurar a duração média de cada estágio. Segundo eles, os cachorros passam, aproximadamente:

  • 44% do sono em estado de vigília;
  • 21% em estado de sonolência;
  • 23% em sono profundo ou estágio SWS (Slow Wave Sleep);
  • 12% no estágio REM.

Quando o cachorro sonha, significa que ele atingiu a fase REM. Nesse estágio, o animal processa as informações obtidas no seu dia a dia e assimila as lembranças a fim de memorizar o aprendizado.

Desta maneira, cães em processo de adestramento, subsequentemente apresentam uma duração maior da fase REM durante o ciclo de aprendizado (Smith, C. Behav. Brain Res. 69, 137–145 (1995)).

De forma semelhante, seres humanos e cães assimilam novos aprendizados e se adaptam ao ambiente.

É possível identificar quando o cão está sonhando?

Quando o sono fica profundo — SWS (Slow Wave Sleep) —, o animal começa a respirar de forma mais regular. Normalmente, após 15 a 20 minutos do início do ciclo do sono, é possível notar que a respiração do cão torna-se superficial e irregular, marcando o início da fase REM (Rapid Eyes Moviment).

Nesta fase, consegue-se identificar que os olhos do animal se movimentam por trás das pálpebras, o que significa que ele está acompanhando as imagens do seu sonho.

O cachorro pode também movimentar as patas como se tivesse correndo, latir, pular ou mesmo chorar, caso esteja com medo ou assustado. Os latidos e gemidos são comuns assim como movimentos, tremores e espasmos musculares.

Um cachorro filhote deita de barriga pra cima, sob uma almofada azul

Pode acordar o cachorro durante o sonho?

Caso o animal, durante o sono, fique muito agitado — chorando, uivando, tremendo ou tendo espasmos musculares — é provável que esteja tendo um pesadelo.

Acordar o animal pode apresentar alguma complicação. Não necessariamente isso pode colocá-lo em risco, porém, é importante que o tutor tome alguns cuidados com relação a maneira como irá fazê-lo, tanto para a sua própria segurança, quanto para o conforto do animal.

Por exemplo, tocá-lo deve ser evitado para que o cachorro não se assuste e, por impulso, acorde rosnando ou mordendo. Procure chamá-lo pelo nome com uma voz calma, isso será suficiente para acordá-lo com segurança.

Porém, só faça isso se for muito necessário. Caso os movimentos e reações do sono sejam normalizados, não acorde o animal. Esse é um momento muito importante para a memorização e retenção de novos aprendizados, por isso, especialistas em psicologia animal sugerem que os cães acordem naturalmente.

____________

Gostou de saber se cachorro sonha? Veja mais conteúdos como este no blog OPTIMUM™, com mais dicas e curiosidades sobre o mundo animal!

Dra. Fernanda Serafim

CRMV- SP: 23.902

Veterinária

Credibility Analyst na empresa Mars Pet Nutrition
Graduada pela Universidade Paulista de Campinas / 2008

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.