Voltar a listagem

Verifique as unhas de seu cão

Quais são os principais cuidados na hora de cortar as unhas do cachorro?

Manter sempre em dia os cuidados com as unhas do cachorro é uma das fórmulas de sucesso para saúde e bem-estar de seu amiguinho. Quando suas unhas não são aparadas, elas podem crescer demais e ficarem longas, causando problemas ao cachorro e a você.

A principal razão para manter esses cuidados com o cão em sua rotina é evitar o incômodo causado ao cachorro, podendo inclusive alterar sua estrutura corporal e a forma como ele anda. Unhas saudáveis também preservam sua casa e você ainda evita arranhões mais profundos durante as brincadeiras.

Mas qual é a importância da unha? Quais são as maneiras de cortá-las? Quando elas devem ser aparadas e como identificar isso? Vamos conversar sobre estes e alguns outros importantes pontos sobre o tema que você precisa saber antes de encomendar seu cortador de unha de cachorro.

“Patacure canina”

É isso mesmo. Assim como as pessoas cuidam de suas unhas em manicures ou pedicures, já existe um termo em inglês chamado “pawdicure”, que poderia ser traduzido como “patadicure” ou “patacure”. Reforçamos o “canino” no título porque esse termo pode ser associado ao cuidado com as unhas de qualquer animal.

Tem gente que leva bem a sério essa história de decorar as unhas dos bichinhos. Porém, pelo simples fato de você colocar elas na rotina de cuidados dos animais, já é algo bem positivo. Pode economizar o esmalte 😉

Uma mulher de avental verde corta as unhas de um cachorro com uma equipamento.

Problemas das unhas longas

Sabe qual é o momento de começar os cuidados com as unhas do seu pet? Na hora que ele andar pela sua casa e soar como se ele estivesse usando um salto alto. Aquele click-click-click-click em superfícies lisas ou empecilho em andar em carpetes reforçam o alerta de que é hora de cuidar de suas unhas. Portanto, olhos e ouvidos atentos.

Outros sinais mais extremos seriam dificuldade para andar (ou começar a mancar do nada) e se seu animal estiver lambendo e cutucando sua pata. Alguma coisa incomodando ali.

Cuidadores normalmente deixam que o asfalto ou o concreto das ruas façam o trabalho de ir aparando naturalmente suas unhas. Funciona na maioria dos casos, porém, cães passam boa parte do seu tempo dentro de casa, com superfícies lisas, gramados ou estofados.

Uma unha grande pode ficar presa ou enganchada em algum orifício pelo caminho de seu amigo peludo. Imagina a dor de perder uma unha desse jeito? Ainda mais com o volume de nervos e vasos sanguíneos que, diferentemente dos humanos, existem dentro das unhas caninas? Esse é um sofrimento que pode ser poupado para seu animal.

Outro problema recorrente em animais com unhas longas é a dificuldade em andar de forma natural. Quando as unhas começam a tocar o chão, elas obrigam uma redistribuição de peso de uma maneira que não é natural para seu cachorro. Isso pode gerar efeitos negativos em outras partes de seu corpo.

Uma pessoa corta as unhas de um cão com um alicate azul. O cachorro é marrom com branco e usa uma coleira vermelha.

Passo a passo para cortar as unhas do cachorro

Primeira dica e a mais importante é: se você está com um filhote, comece cedo esse processo. Toque bastante suas patas e deixe isso bem comum nas brincadeiras de vocês. Mexer em suas patas deve ser algo comum e corriqueiro entre vocês.

As dicas que trouxemos funcionam tanto para filhotes quanto adultos. Elas não são imediatas e requerem uma nova rotina de cuidados especiais com seu amigo peludo. Vamos a elas:

Deixe essa ação bem familiar: hora de reforçar as mesmas dicas que demos aos filhotes. Toque diariamente as patas de seu cachorro, em vários momentos do dia e diferentes situações. Traga também o cortador de unha para que seu amigo peludo tenha contato, de preferência alguns dias antes de cortar as unhas dele.

Encontre um bom cortador de unha: escolha uma ferramenta confiável e que não vá te deixar na mão no pior momento. A dica aqui é cortar devagar e aos poucos. Não esqueça da lixa de unha e kits de primeiros socorros para eventuais sangramentos.

Crie um ambiente confortável: você já sabe que tem que mexer nas patas do seu cachorro, escolheu as ferramentas certas e está pronto(a) para começar a cuidar de suas unhas. Não esqueça de fazer isso sem pressa, passando tranquilidade e carinho ao seu amigo peludo enquanto ele está confortavelmente posicionado no chão. Conte sempre com reforços positivos, falando palavras de carinho e estímulo durante o processo, com recompensas no final. Podem ser petiscos, alimentos especiais ou brinquedos.

Corte com atenção: além de cortar aos poucos e bem devagar, foque somente na parte branca da unha de seu cachorro. Bem parecida com a unha humana. Se ela for escura e você tiver dificuldade em identificar quando termina a unha e quando começam seus vasos sanguíneos, tente identificar esse limite ao colocar a unha contra uma luz forte. Em todos os casos você precisa parar de aparar as unhas quando ver um miolinho escuro no centro da unha.

Ninguém fica para trás: não esqueça do dedão. 😊 Ela pode não tocar o chão e influenciar a estrutura corporal de seu cachorro, mas também não pode ser negligenciado.

Dra. Fernanda Serafim

CRMV- SP: 23.902

Veterinária

Credibility Analyst na empresa Mars Pet Nutrition
Graduada pela Universidade Paulista de Campinas / 2008

Nossos produtos

Sobre OPTIMUM™

OPTIMUM™ chegou com o compromisso do aproveitamento máximo. Isso porque a receita de OPTIMUM™ possui BIOAVAILABILITY: compromisso em entregar uma excelente absorção de nutrientes. Os pets aproveitam o máximo do alimento, para aproveitarem o máximo da vida com você.

Conheça WALTHAM

Os produtos OPTIMUM™ foram desenvolvidos seguindo as recomendações de WALTHAM, a maior autoridade mundial em nutrição, cuidado e bem-estar animal.